CENTRO CULTURAL SOLAR DO BARÃO


Identificação e Conhecimento do Bem

CURITIBA – PR, 2017-2018

Projeto Cultural: Centro Cultural Solar do Barão: exemplar da arquitetura oitocentista de Curitiba.

Vínculo: Fundação Cultural de Curitiba, Edital Mecenato Subsidiado (2015)

Equipe: Maria Lucia Vianna Baptista Borges (Coordenação), Letícia Nardi.

Parcerias: Faro Technologies, Azimute Topografia e Núcleo Mídia e Conhecimento

O conjunto edificado, situado a Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, é um patrimônio cultural de Curitiba. O edifício central, mais antigo, foi construído para abrigar a residência da família de Idelfonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Por um pequeno período de tempo abrigou lojas maçônicas e uma instituição de ensino até se instalar ali o Quartel General da 5ª Região Militar, que permaneceu no local de 1912 a 1975. Após permuta, a Prefeitura Municipal de Curitiba instalou no local, no início da década de 1980, o centro cultural Solar do Barão, que abriga o Museu da Gravura, o Museu da Fotografia, o Museu do Cartaz, a Gibiteca de Curitiba, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro e a Sala Scabi.

Para a instalação do centro cultural, o edifício passou por processo de restauração e adaptação para o novo uso coordenado pelo arquiteto Cyro Correia Lyra.

O projeto cultural produziu e sistematizou informações sobre a história e a cronologia construtiva do edifício, expondo as diversas etapas de construção e transformação do conjunto edificado e seus usos. Também pretende executar o levantamento arquitetônico com a utilização das tecnologias de escaneamento a laser 3D e fotogrametria para produzir desenhos que embasem futuros projetos de conservação e restauração do edifício.