ANTIGA "CASA NOVA"


Projeto de Restauração Arquitetônica e Ampliação

Curitiba-PR, 2019 – em fase de Aprovação de Projeto na Prefeitura Municipal de Curitiba

Contratante: Proprietário

Equipe: Letícia Nardi, Bernard Cassiano Greim e Allyne Lopes Nogueira (Colaboração)

O edifício localizado na Rua Barão do Rio Branco foi construído por Nicolau Bigarella e sua esposa Maria Tereza Sordo Carlin. O início da construção do edifício se deu em 14 de outubro de 1897, sendo concluída em 02 de abril de 1898. A ‘Casa Nova’ foi construída ao lado do Armazém do Secos e Molhados, de propriedade da família, com moradas para locação, visando aumentar sua renda.

Em um breve período, uma das moradas serviu de residência para a nova família de José João Bigarella, filho único de Nicolau Bigarella e Maria Teresa Sordo Carlin, logo após o seu casamento com Ottilia Schaffer, em 1922. Nas palavras do autor do livro João José Bigarella (2001, p. 528), nessa casa teve lugar o meu nascimento no dia 23.9.1923, tornando-a um marco referencial para a vida desse importante personagem da ciência brasileira e paranaense.

A elaboração do projeto de restauração arquitetônica visa re-estabelecer elementos arquitetônicos fundamentais desse edifício que foi bastante alterado ao longo do tempo. Fotos antigas, referências históricas e elementos existentes no edifício foram fundamentais para a proposta de restauração. Nesse contexto, foi proposto um edifício novo, para viabilizar e agregar valor ao uso do imóvel histórico.

BIGARELLA, João José. Fragmentos de um Mosaico Étnico: subsídios à história dos Bigarella, Sordo, Palm, Asseburg, Koehler, Hertel e Schaffer. Curitiba: Fundação João José Bigarella para Estudos e Conservação da Natureza, 2001.